Skip to main content
Nota: Essa página possui trechos do artigo de Patrick Comerford. Confira o text original através do link.

A Igreja dos Capuchinhos Saint Mary of the Angels na Church Street, Dublin, foi projetada por JJ McCarthy e construída entre 1866 e 1882 (Fotografia: Patrick Comerford, 2021)

Dentro da Igreja Saint Mary of the Angels na Church, voltado para o leste litúrgico (Fotografia: Patrick Comerford, 2021)

Os Capuchinhos começaram como um movimento de reforma dentro da tradição franciscana em 1525. Os Frades Capuchinhos chegaram pela primeira vez à Irlanda em 1615 e estabeleceram seu primeiro convento em Dublin, na Bridge Street, em 1626. Eles se mudaram para a Church Street no século XVIII e, em 1796, construíram uma capela simples de frente para a rua.

A Igreja dos Capuchinhos Saint Mary of the Angels na Church Street, Dublin, fica de frente para o conjunto habitacional público Father Mathew Square. A igreja recebeu o nome de uma pequena igreja com o mesmo nome em Portziuncula, 2 km ao sul de Assis, onde São Francisco de Assis morreu na noite de 3 de outubro de 1226.

A construção começou em 1866, a pedra fundamental foi colocada em 12 de junho de 1868, mas a igreja não foi concluída até 1881. A igreja foi dedicada na Festa de São Francisco, em 4 de outubro de 1882.

A igreja foi projetada no estilo gótico decorado por James Joseph McCarthy (1817-1882), que se via como o herdeiro arquitetônico de AWN Pugin na Irlanda.

O estilo gótico do exterior é muito impressionante, com suas grandes janelas lanceta e rosáceas e estátuas com baldaquinos. A fachada voltada para a rua é construída de calcário, com acabamentos em pedra de Portland, e as três entradas em forma de frontão têm capas altas de Portland.

O grande arco de alívio pontiagudo emoldura uma rosácea. Abaixo dele, há duas janelas altas de dois lados em molduras profundamente moldadas, e uma estátua com baldaquino da Virgem Maria, por Leo Broe, entre dos santos franciscanos, São Francisco e Santa Clara, nos grandes arcos inferiores das extremidades externas.

Dentro, a igreja é orientada em um eixo oeste em vez do eixo tradicional leste-oeste litúrgico. É uma nave de 10 arcadas com capelas laterais baixas e rasas e nichos confessionais, e um grande ábside em forma de arco pontiagudo.

O interior é iluminado pelas altas tríplices lancetas classificadas com mísulas de calcário escuro nas paredes norte e sul.

Há um teto de trevo perfilado, com grandes mísulas esculpidas de anjos e santos.

O altar-mor e o retábulo são de James Pearse (1839-1900), pai do líder de 1916, Patrick Pearse. O retábulo retrata seis santos franciscanos: Santa Clara, com um ostensório, São Luís da França, São Lourenço de Brindisi, São Fidelis de Sigmaringen, Santa Isabel da Hungria e São Félix de Cantalice.

Santa Clara, com ostensório
São Luís de Franca
Sao Lourenço de Brindisi
São Fidelis de Sigmaringen
Santa Isabel de Hungria
São Félix de Cantalice

As Estações da Cruz em forma de mandorla são a óleo sobre tela, com inscrições em irlandês. Os altares laterais são dedicados aos três santos padroeiros da Irlanda, São Patrício, Santa Brígida e São Columba.

A capela da Terceira Ordem de São Francisco foi adicionada em 1891, a galeria e o coro em 1906, o santuário de Santo Antônio de Pádua em 1945 e a Gruta de Lourdes em 1950. Um corredor norte, adicionado em 1910 por Ashlin e Coleman, agora serve como uma sala fechada e sacristia.

O Salão Padre Mathew, ao lado da igreja, e o mosteiro adjacente foram construídos em 1881.

Hoje, os frades servem sua comunidade local através do trabalho paroquial e do Centro de Dia Capuchinho, fundado em 1969 pelo Irmão Kevin Crowley. De origens humildes nos jardins do convento, agora fornece mais de 700 refeições por dia e mais de 1.500 cestas de alimentos todas as quartas-feiras para os sem-teto e pobres de Dublin. O Papa Francisco visitou o Centro de Dia Capuchinho durante sua visita a Dublin em agosto de 2018.

O Escritório de Missões Capuchinhas apoia o trabalho dos frades irlandeses na Zâmbia, África do Sul, Nova Zelândia e Coreia.

Santa Maria dos Anjos não é uma igreja paroquial, mas os frades são responsáveis pela Paróquia de Halston Street, uma das mais antigas do centro da cidade de Dublin.

O conjunto habitacional Father Mathew Square, de frente para a igreja, foi projetado em 1917 pelo filho de JJ McCarthy, Charles James McCarthy (1857-1947). Foi nomeado em homenagem ao defensor da temperança capuchinha, Padre Theobald Mathew, que dá nome à igreja capuchinha em Cork [English].

Dentro da Igreja de Saint Mary of the Angels na Church Street, voltado para o oeste litúrgico (Fotografia: Patrick Comerford, 2021)